Linking Farmers Worldwide
Download Farmers' Charter (PDF)

Dr. Joseph Lykurwa (à esquerda) e Francis Nyakyi, Diretor do Instituto de Buhuri Livestock
|
Em novembro, o Instituto Buhuri Livestock em Tanga, na Tanzânia, foi sede do evento “Diálogo entre Agricultores” organizado por representantes do oriente africano. A conferência foi aberta pelo Dr. Joseph Lykurwa em nome do secretário permanente do Ministério de Livestock, e foi ouvido por 77 pessoas, na maioria produtores de 11 países. O evento chamou a atenção da mídia nacional na TV e dos jornais.
Os delegados discutiram os desafios que estão por vir na sociedade e são considerados necessários para serem trabalhados até 2050:
- 9,5 bilhões de bocas para alimentar;
- Redução drástica de reservas mundiais de óleo e gás;
- Mudanças climáticas;
- Suprimento de água sob essa demanda;
- Necessidade de melhoria nas estruturas de mercado;
- Estimular os governos a planejar essas questões a longo prazo.
![]() Participantes do Diálogo entre Agrticultores, Tanzânia, novembro 2006.
|
As evidências mostradas na conferência e a visita dos agricultores demonstraram que pequenos produtores nos trópicos podem prover maiores produções por acre usando pouca ou nenhuma química, usando pouca quantidade de energia não-renovável. Um dos maiores desafios tem sido o de prover fontes de recursos de água em tempos de seca e proteger a terra em tempos de inundação.
Discussões em tópicos organizados incluíram como o desenvolvimento rural pode ser ampliado; desenvolvimento de pequenos produtores de café; alimento para todos; água; energia; mudanças climáticas; produtos e marketing com valores agregados; extensão produtor-a-produtor; perspectivas de Zimbabue, República Democrática do Congo; Ruanda; Gâmbia; Uganda; França; Holanda; Suíça e Quênia.
Durante o evento, houve o tema “Como criar o desejo de absorver esses desafios e onde encontrar inspiração quando a vida é difícil”.
Dando andamento à conferência, 3 dias de visita a fazendas levaram todos a observar processos de produção de leite em pequena e larga escala, grupos de coleta de leite organizados por produtores, crescimento de produção de arroz, grupos de mulheres, produtores orgânicos, e ainda um passeio pelo Instituto Buhuri e Tengem Livestock, perto de Arusha.
Jim Wigan